terça-feira, 26 de julho de 2011

Acne: um vilão em diversas fases





Ultrapassar a fase da juventude é pensar que os males típicos da época, entre eles a acne, ficarão no passado. O mal, porém, não tem idade e pode perturbar pelo menos 25% das mulheres maduras, estima a dermatologista Carolina Ferolla, de São Paulo. "Apenas 20% dos adolescentes continuam com acne na vida adulta. O restante, se voltar a ter, será por motivos diversos. São fases diferentes, portanto as espinhas têm características distintas", explica.

Repare: as balzaquianas sofrem com espinhas na área do queixo, boca e canto dos olhos, perto do couro cabeludo. "E, diferentemente dos jovens, que têm espinhas e cravos pelo rosto todo, sobretudo na zona T, as mulheres maduras apresentam o problema sempre no mesmo lugar. Onde sai uma, depois de curada, logo poderá sair outra", diz Carolina.

A dermatologista Flávia Addor, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), afirma que, na maioria das vezes, as espinhas nessa fase são fruto de alterações hormonais típicas da idade, causadas pelo uso de anticoncepcional, reposição de hormônios ou mesmo por meio de suplementos. "Além disso, o ritmo de vida estressante e a má alimentação são dois vilões conhecidos da beleza", diz.
O resultado, segundo Flávia, é uma pele mais oleosa e propensa a desenvolver acne. A dermatologista lembra que o problema nesta fase pode, ainda, estar ligado a doenças ovarianas.

Aprenda a cuidar da sua pele

- Não lave o rosto a todo momento
- Tenha lenços umedecidos para tirar o excesso de oleosidade
- Retire toda a maquiagem antes de dormir
- Use apenas cosméticos não-comedogênicos e oil free
- Beba bastante água
- Evite alimentos gordurosos
- Mantenha a saúde em dia
- Jamais esprema as espinhas - a infecção pode piorar e deixar marcas



Fonte: Delas Beleza Ig

terça-feira, 19 de julho de 2011

O inimigo das mulheres: celulite



Celulite é uma condição que afeta o tecido subcutâneo, em especial o tecido gorduroso. A celulite geralmente apresenta-se na forma de irregularidades na superfície da pele devido a alterações nas camadas de gordura subcutânea. Sua aparência é de covinhas ou rugosidade tipo casca de laranja.

Apesar de ser uma doença de pouca implicação clínica, traz grandes preocupações estéticas às mulheres, muitas vezes levando a constrangimentos quando são usados trajes curtos ou de banho.
Existe outra condição médica também denominada celulite infecciosa, resultado de infecção do tecido subcutâneo.

Condição Normal
Na condição normal o tecido gorduroso é ricamente irrigado, as células gordurosas são de tamanho e formas normais. Os vasos são eficientes e tem formato normal.

Estágio 1
Acontece um aumento de volume  das células do tecido gorduroso na região afetada ocasionado por acúmulo de gordura dentro da célula. Não existe alteração circulatória e dos tecidos de sustentação, apenas uma discreta dilatação das pequenas veias do tecido gorduroso. Não há sinais visíveis na pele e nem dor.

Estágio II
As células gordurosas ficam um pouco mais cheias de gordura, e as que ficam na parte mais profunda começam a sofrer o mesmo processo. Já aparece um certo grau de fibrose, que se piorar, começa à formar micronódulos na fase seguinte. O aumento do volume das células provoca alteração circulatória por provocar a compressão das microveias e vasos linfáticos. O sangue e a linfa (líquido aquoso que banha as células)  ficam represados . Ocorre então um maior “inchaço” das células gordurosas e detritos tóxicos, que deveriam ser eliminados, começam a ficar acumulados. Na pele já é possível se observar irregularidades à palpação e ainda não existe dor.

Estágio III 
As células continuam aumentando de volume por causa da contínua aquisição de gordura. Ocorre uma desordenação do tecido e aparecimento dos nódulos que apesar de mais profundos, são vistos como irregularidades na superfície da pele, mesmo sem palpação. Começa a existir uma fibrose, que é o endurecimento do tecido de sustentação (onde estão as fibras) e a circulação fica ainda mais comprometida. Pode aparecer os vasinhos e microvarizes. A pele tem o aspecto parecido com "Casca de Laranja". Ocorre a sensação de peso e cansaço nas pernas (Deve-se lembrar que a celulite é basicamente um problema circulatório, e nesse estágio a circulação no tecido gorduroso já está com problemas).
           
Estágio IV
O inchaço desordenado das células gordurosas é acentuado, o tecido de sustentação se torna mais endurecido (fibroesclerose) e a circulação de retorno está muito comprometida. Nesse estágio, a celulite é dura e a pele fica "lustrosa", cheia de depressões, com aspecto acolchoado. As pernas ficam pesadas, inchadas, doloridas e a sensação de cansaço está freqüentemente presente, mesmo sem esforço. Aparecem os aspectos anteriores já descritos e surgem os "Black Holes", ou "Buracos Negros", que são regiões de circulação diminuída, representando uma coalizão de vários micronódulos em macronódulos e a presença de significativa fibrose.

Na Kalmma Zen Spa Barão Geraldo tem o tratamento de
Termólise que é o emprego do calor para fins terapêuticos. O calor utilizado na medicina e Estética pode ser produzido através de diversos recursos tais como: sauna, mantas, cobertores térmicos e vapor. A Termólise é indicada no tratamento Fibroedema Gelóide (celulite) e redução de medidas, permitindo uma melhor penetração de princípios ativos, acelerando o metabolismo local, melhorando fluxo sanguíneo e aumentando o metabolismo celular. Venha conferir e acabe de vez com a celulite!


Fonte: Banco de saúde, site Kalmma

terça-feira, 12 de julho de 2011

Óleos corporais



Pele bonita é pele hidratada. Além do seu hidratante diário, vale apena investir em um bom óleo corporal.

O óleo evita a desidratação da sua pele. Ele forma uma película que impede a perda de água. é claro que nada substitui um creme hidratante de qualidade, uma vez que ele repõe a água perdida.

Porém, os óleos corporais estão para evitar que seu corpo perca esse líquido, que mantém a elasticidade e a tonificação da pele, especialmente em dias frios.

Outra vantagem do óleo corporal é sua ação terapêutica. Possuem ativos como vitaminas e outras substâncias benéficas para a pele, capazes de prevenir estrias. São capazes também de fazer uma boa terapia por meio do aroma e de massagem. 

Outros óleos conseguem atingir até a terceira camada da pele. Já os mais pesados, como o de amêndoas, quando aplicados por meio de massagem, são excelentes para ativar a circulação, melhorando o tônus.

Mas não utilize óleos corporais na face, pois podem entupir os poros e provocar espinhas.
Use seu hidratante diariamente e aplique o óleo corporal três vezes por semana e veja a diferença em sua pele.

Uma dica: para não deixar o corpo engordurado depois é aplicar e espalhar bem algumas gotinhas do óleo no corpo molhado depois do banho, passe água rapidamente em seguida, isso deixará sua pele macia, perfumada e nada oleosa.


Fonte: E-linda